| ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS | |
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Autor | Mensagem |
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Convidad Convidado
| Assunto: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 07/12/11, 02:46 pm | |
| Amortecedores Igualmente como as barras estabilizadoras, os amortecedores e molas atuam no equilíbrio e transferência de peso do carro. O princípio nos carros on-road e off-road são os mesmos, mas a coisa fica por aí, as dimensões, cargas, regulagens de suspensão e etc… são completamente diferentes, em função do tipo de piso para o qual cada um é destinado. Os amortecedores e molas funcionam da seguinte forma:
AMORTECEDORES
Os amortecedores são muito importantes para a regulagem do chassis. Eles têm três funções:
- absorver choques (pressão do óleo) - distribuir a transferência de peso (pressão do óleo e molas) - ajustar a tensão da mola (molas)
AMORTECIMENTO (PRESSÃO DO ÓLEO)
O amortecimento (pressão do óleo) é feito no cilindro cheio de óleo do amortecedor. O pistão restringe o fluxo de óleo quando o amortecedor entra e sai. A taxa de pressão é uma combinação da viscosidade do óleo (peso) e da restrição do pistão.
Os amortecedores podem vir com duas opções:
- pistões fixos (1-2-3 orifícios): a viscosidade do óleo e/ou número de orifícios tem que ser alterada para que a taxa de pressão seja alterada - pistões duplos ajustáveis: absorção externamente ajustável, nenhuma mudança de óleo é exigida
O óleo de silicone para amortecedores é desenvolvido especialmente para dar uma pressão consistente. Esse óleo apresenta graus de viscosidade:
- peso 20 leve pressão - peso 30 pressão média - peso 40 pressão de média à forte - peso 50 pressão forte
Os pistões ajustáveis fornecem uma grande variedade de ajustes de pressão sem mudança de óleo. É importante ajustar os amortecedores da direita e da esquerda igualmente, nunca ajuste apenas um amortecedor. Certifique-se de que o amortecedor funciona suavemente e de que não há ar no amortecedor. Isso pode exigir paciência, pois "montar" um amortecedor não é uma tarefa fácil.
ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA NA CARGA
O efeito de uma absorção eficaz é uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção das trações dianteira, traseira e lateral. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção.
ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESO
A absorção representa um papel importante, pois determina a quantidade de tempo necessária para transferir o peso da parte interna para a externa (em curvas), da dianteira para a traseira (aceleração) e da traseira para a dianteira (freada). Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direção mais rápida, melhor linha reta, estabilidade em alta velocidade e freadas melhores.
EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD / 2-WD AJUSTES NA ABSORÇÃO DOS AMORTECEDORES
Absorção mais pesada
- resposta de direção mais rápida - mais tração - usada com molas mais rígidas - pistas planas e uniformes
Absorção mais leve
- resposta de direção mais lenta - menos estabilidade em linha reta - menos tração - usada com molas mais flexíveis - pistas acidentadas
MOLAS EM ESPIRAL E CARACTERÍSTICAS DA MOLA
As molas em espiral usadas nos amortecedores apresentam quatro propriedades específicas:
- espessura do arame - comprimento total - número de espirais - progressividade dos espirais
DIÂMETRO DO ARAME Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez.
COMPRIMENTO DA MOLA O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o números de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta.
NÚMERO DE ESPIRAIS O número de espirais também afeta as características da mola, mais espirais em um dado comprimento de mola a tornam mais mole, menos espirais a tornam mais rígida, pois cada espiral deve "comprimir" mais e, portanto, exige mais força.
ESPIRAIS PROGRESSIVOS Algumas molas têm os chamados espirais "progressivos". Isso significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, os espirais que estiverem mais próximos uns dos outros, serão comprimidos primeiro e, quando esses espirais estiverem unidos, os outros espirais começarão a se comprimir. Então, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida. Isso é muito importante para seguir a superfície da pista sem perder o contato. Não esqueça que a suspensão dos automodelos RC têm que lidar com as mesmas condições de pista que os carros reais; fazendo com que as ondulações sejam mais ou menos 10 vezes maiores! Ao mudar de direção (entrar na curva), a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direção. Uma mola progressiva enrijece-se e quando o carro, em posição neutra, estiver perto do ponto onde a mola torna-se mais rígida, a resposta da direção será mais rápida.
SELEÇÃO DE MOLAS EM ESPIRAL
Molas dianteiras mais moles
- mais direção - usadas em pistas acidentadas - maior "mergulho" em freadas - resposta de direção mais lenta
Molas dianteiras mais rígidas
- menos direção - usadas em pistas planas - resposta de direção mais rápida
Molas traseiras mais moles
- mais tração na saída da curva - usadas em pistas acidentadas - resposta de direção mais lenta - a dianteira levanta sob aceleração
Molas traseiras mais rígidas
- resposta de direção mais rápida - em pistas suaves - requer mais absorção dos amortecedores traseiros - menos tração
Fonte: Sérgio (Boca) – Techspeed |
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robsonci Admin
Mensagens : 2168 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: já é. 07/12/11, 02:54 pm | |
| para quem não manja já estão ficando bons. | |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 07/12/11, 02:59 pm | |
| Tá flórida....
Tenho que volta a trabalhar...não paro de ler..rss
Abs. |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 07/12/11, 03:02 pm | |
| Hahahah... Vou encher nosso fórum de informações... |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 09:58 am | |
| Dúvida,
Comprei o amortecedor traseiro para o Inferno, e como não entendo Xongas, acabei me enrolando. Mas acredito que dá para usar, a diferença entre o antigo e o novo que comprei é que ele é muito macio. Mesmo com o óleo (silicone 1000) completo em ambos e a mola na altura máxima....está muito macio. Daí pensei em trocar as molas...por algo mais rígido.
A rigidez da mola tem relação com a cor? Ou existe alguma especificação que tenho que caçar ao comprar molas?
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 10:02 am | |
| Geralmente as cores das molas infuenciam em sua dureza... Mas ja vi casos de ter molas com a mesma cor e durezas diferentes... Um Thunder Tiger TS4N on road que eu tive (que merda de carro!!! )... |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 10:04 am | |
| - V.Seixas escreveu:
- Geralmente as cores das molas infuenciam em sua dureza... Mas ja vi casos de ter molas com a mesma cor e durezas diferentes... Um Thunder Tiger TS4N on road que eu tive (que merda de carro!!! )...
Ok, então no geral as cores influenciam... sabe a relação? Com certeza a vermelha é a mais macia. É a que está me matando! |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 10:17 am | |
| Tenho que ver isso... Eu acho que tenho alguma coisa sobre isso em casa... Não sei se no off road as vermelhas são as mais moles, pois no meu Serpent Impact M2 as vermelhas eram as mais duras... |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 10:32 am | |
| - V.Seixas escreveu:
- Tenho que ver isso... Eu acho que tenho alguma coisa sobre isso em casa... Não sei se no off road as vermelhas são as mais moles, pois no meu Serpent Impact M2 as vermelhas eram as mais duras...
Valeu! Vou ficar no aguardo! |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 10:52 am | |
| Pino, acredito que os teus amortecedores são de um Inferno VE...
Existem seguintes molas (todos começando com código IFW32 (Front) ou IFW33 (Rear))
Red: Super Soft (IFW32R ou IFW33R) Green: Soft (IFW32GR ou IFW33GR) Blue: Medium (IFW32BL ou IFW33BL) White: Hard (IFW32W ou IFW33W)
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 10:53 am | |
| - thommi escreveu:
- Pino, acredito que os teus amortecedores são de um Inferno VE...
Existem seguintes molas (todos começando com código IFW32 (Front) ou IFW33 (Rear))
Red: Super Soft (IFW32R ou IFW33R) Green: Soft (IFW32GR ou IFW33GR) Blue: Medium (IFW32BL ou IFW33BL) White: Hard (IFW32W ou IFW33W)
Valeu Compadre! |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 11:07 am | |
| Vlw thommi!!!
Mas nessa caso são as molas da Kyosho... |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 11:28 am | |
| sim, estou falando das molas Kyosho... |
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Bruno Master
Mensagens : 1271 Data de inscrição : 18/08/2011 Idade : 35 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 01:14 pm | |
| Eu tenho duas caixas de molas Losi. Umas 8 cores diferentes, e realmente cada uma tem uma força diferente... É só procurar as especificações que voce acha qual é mais macia e mais dura... | |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 03:22 pm | |
| Alem do oleo, o que pode ser mudado é o disco interno, sendo que se for utilizado discos com menos furos o amortecedor fica mais rigido. | |
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robsonci Admin
Mensagens : 2168 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: wuooooooooooooouuuuuuu!!!! 27/12/11, 03:59 pm | |
| ou mais cheios tambem mudão a rigides.
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 27/12/11, 04:30 pm | |
| - robsonci escreveu:
- ou mais cheios tambem mudão a rigides.
Amortecedores sempre tem que estar cheios, sempre que são refeitos eles devem estar cheios de oleo e sem ar, pois se vc deixar ar, poderá ter problemas, inclusive danificar mais facilmente o amortecedor. Sempre que troco o oleo, faço um procedimento deixando os amortecedores parados para que as bolhas de ar possao subir e só então os fecho. []'s | |
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robsonci Admin
Mensagens : 2168 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: wuooooooooooooouuuuuuu!!!! 27/12/11, 04:48 pm | |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 28/12/11, 12:19 pm | |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS 28/12/11, 03:32 pm | |
| Amortecedores e molas tem algumas pessoas que não se atentem para isso... Mas como foi falado, tem que colocar óleo até completar todo o interior e esperar para ver se houve bolha. Mas não adiante só mudar a viscosidade do silicone que vai colocar... Devemos trabalhar com as diferentes durezas de mola...
Abss. |
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robsonci Admin
Mensagens : 2168 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: wuooooooooooooouuuuuuu!!!! 28/12/11, 03:41 pm | |
| acho que é muito pessoal já vi automodelos com oleo redusido em competições. | |
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| Assunto: Re: ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS | |
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