Inscreva-se em nosso forum e fique por dentro de tudo que acontece na 5a RC!!!
Inscreva-se em nosso forum e fique por dentro de tudo que acontece na 5a RC!!!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Entrar
Nome de usuário:
Senha:
Entrar automaticamente: 
:: Esqueci-me da senha
Os membros mais ativos da semana
Nenhum usuário
Top dos mais postadores
robsonci
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
Eduardo
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
Bruno
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
Pedro
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
tebio
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
Bruno Caxias
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
raposo
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
ANDRE
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
luisodonto
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
José Luiz
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_lcapMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Voting_barMANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Vote_rcap 
Tópicos mais visitados
Construção de um aeromodelo.
Como pintar uma bolha?
Pista - A evolução
Fotos 18122011
Vendo OFNA LX2 RTR semi novo
Combustível
O que é Kv em Motor Eletrico?
MANUAL TRAXXAS REVO - EM PORTUGUÊS
CADASTRAMENTO 5ª RC
Presente de Aniversário da Sogra
Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 266 em 08/04/21, 11:39 pm

 

 MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Convidad
Convidado




MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty
MensagemAssunto: MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)   MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty07/12/11, 11:06 am

Antes de começar, separe um lugar limpo e claro para fazer o serviço. Precisaremos de algumas ferramentas, sendo: Chave de velas, Chave de fenda, Allen 2,00 e 2,50 mm (dependendo do motor), Pinça, Alicate de bico, Tire-up, Chave-trava flywheel ou Alicate grande, Sacador de Flywheel ou sacador de rolamentos, Vazilha para limpeza, Pincel pequeno, Kaol ou Palha de aço, Panos limpos e Querosene ou outro Solvente fraco.

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03061ptq6MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03063pry5

Retire o motor do carro, retire a pipa e curva e, antes de começar a desmontar, faça uma limpeza prévia de preferência com o auxílio de um compressor de ar.
É importante tentar remover qualquer sinal de sujeira antes de abrir o motor, para evitar a contaminação das partes internas. Para quem não tem compressor, um bom pincel e panos ajudam bastante e resolvem o problema.
Remova o filtro de ar e a vela. Aproveite e cheque os estado do filamento da vela.
Remova o pinhão de ataque da embreagem e desmonte o conjunto.

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc02999pzl5MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03000piy0

Agora vamos retirar o Dissipador de calor ou "Cabeçote" do motor. Com uma Chave de Fenda ou Allen 2,5 (dependendo do motor), solte os 4 parafusos um pouco de cada vez e em cruz. Primeiro solte os 4, depois vá desrosqueando gradativamente, todos por igual.

Com o auxílio de uma chave de fenda pequena, retire a espoleta, com cuidado para não forçar muito e danificar o bloco. Retire também o calço do Squish Gap e o anel vedador se o motor possuir.

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03013ptn1MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03015pxv6

Retire o anel vedador do escapamento, com cuidado para não rasgá-lo.

Vamos retirar a tampa do cárter. Primeiro posicione o pistão no Ponto Morto Superior (PMS). Alguns motores possuem um chanfro na tampa do cárter aonde a saia do pistão alcança. Se você não tomar cuidado, pode quebrar a saia ao remover a tampa do cárter. Solte os 4 parafusos também em cruz e por igual, para evitar o empenamento da tampa.

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03020pph0MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03022pch8

Com o auxílio de um alicate de bico, retire a tampa do cárter, fazendo movimentos rotatórios. Não se esqueça de verificar se o pistão está todo para cima antes de puxar a tampa!

Para retirar a camisa, usamos um "tie wrap", aquelas cintas plásticas usadas para fixar fios elétricos. Com o pistão todo para baixo, enfie o Tire-up dentro da janela de escapamento. Agora gire o flywheel para qualquer um dos lados, de modo que a cabeça do pistão force o tire-up a expulsar a camisa para cima.

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03029psi9MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03031pho0

Às vezes, a camisa está tão presa que ao fazer isso o tire-up quebra. Nesses casos, tente aquecer o motor (funcionando) antes de desmontá-lo ou aqueça o bloco com o auxílio de um soprador térmico ou tente colocar 2 tire-ups para retirar a camisa. Parece um serviço fácil, mas se não tomar cuidado pode danificar a cabeça do pistão.

Para retirar o conjunto pistão/biela, basta puxar a biela em sua extremidade com o auxílio de uma pinça, desencaixando do virabrequim e depois tirando o conjunto por cima.

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03037pcs1MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03038pvq6

Para finalizar a desmontagem só resta retirar o virabrequim. Para tal, é necessário soltar o flywheel. Com uma chave específica de travar flywheel ou mesmo com a ajuda de um alicate, trave o flywheel, e solte a porca.

Agora com o auxílio de um saca-flywheel ou mesmo um saca-rolamentos, retire o flywheel. Em seguida retire o cônico e basta empurrar com a mão que o virabrequim sai. Muitas pessoas não tem a ferramenta específica para sacar o flywheel e usam de artifícios como bater com o martelo, forçar com 2 chaves de fenda, etc. Esses procedimentos são errados e podem vir a estragar o bloco do motor, os rolamentos ou mesmo empenar ou desbalancear o virabrequim. Se você não tem a ferramenta apropriada, peça emprestado ou providencie um saca-rolamento que sirva, para evitar dissabores futuros.

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03047prp1MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03051pnu1MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03055pwv7

Para desmontar o motor por completo, faltou tirar o carburador e os rolamentos. O carburador eu recomendo não retirar, pois no bloco existe um pequeno "oring" que se mexermos pode se deformar. Já os rolamentos, só se retiram do bloco em caso de substituição. O motor está pronto para limpeza e checagem geral agora.

Algumas peças não podem ser lavadas ou não precisam, limpe-as com um pano seco e aguarde para montar depois. O virabrequim pode ser lavado desde que não possua insert de silicone dentro. Se possuir, não o lave, apensa limpe-o com um pano pois o solvente pode atacar e soltar o silicone do vira!

Pegue uma vasilha e despeje um pouco de querosene dentro. Com o auxílio de um pincel pequeno, lave o dissipador, camisa e bloco do motor. Cuidado ao lavar o bloco do motor. O carburador possui anéis orings que em contato com solvente se deformam. Não despeje também o querosene direto sobre o rolamento externo, pois o mesmo também possui uma capa de plástico sensível aos solventes. Depois de tudo limpo, passe no ar comprimido ou deixe descansar numa bancada para secar.

Chegou a hora de limpar o pistão e a espoleta. A combustão do motor produz resíduos que se carbonizam e ficam depositados exatamente nessas peças. E estes resíduos são prejudiciais à vida útil e ao funcionamento do motor. Eles podem provocar desde a desregulagem de mistura até a quebra do motor em si. Para limpar é muito fácil: Algumas pessoas usam Kaol, outras usam palha de aço (bombril mesmo). Qualquer das maneiras funciona.

Limpe a superfície do pistão e da espoleta, até retirar toda carbonização ali existente. Cuidado! No pistão, principalmente se usar bombril, não passe na saia ou na borda em hipótese alguma! Somente na superfície onde ocorre a combustão!

Para medir a folga da biela, o ideal seria você conhecer esta mesma folga com o motor ainda novo, sem uso. Colocando a biela no virabrequim, sempre existirá uma pequena folga entre ambos. Mas, use o bom senso, compare com outros motores ou mesmo com uma biela e vira novos. A biela é o grande vilão de quebra de motores. Se achar que a folga está grande, não pense, substitua!

Os rolamentos também criam folga com o tempo. A grosso modo, o que eles não podem nunca é ter folga radial, ou seja, lateral. Uma pequena folga axial é normal. Se você limpar o motor com freqüência, vai aprender a conhecer a folga dos rolamentos e saber quando está na hora de trocar! Além disso, com o auxílio de uma lupa, procure sinais de esferas deterioradas no rolamento interno.

Tudo limpo, verificado, checado, vamos montar o motor:

Primeiro aplique um pouco de óleo "After Run" dentro do bloco, sobre os rolamentos. Em seguida insira o virabrequim, o cônico, o flywheel, a porca e aperte o conjunto.

Agora, aplique mais um pouco de óleo no pino de encaixe da biela, e coloque o pistão dentro do bloco. Com o auxílio de uma pinça, encaixe a biela no virabrequim. CUIDADO! A biela/pistão tem lado de trabalho. Via de regra, o pequeno furo existente na biela na sua extremidade inferior, fica voltado para o lado do virabrequim.

Se você montar ao contrário, a biela não receberá lubrificação e quebrará muito em breve!

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03097pzt0

Para colocar a camisa, aplique um pouco de óleo por dentro e por fora da mesma, e vá encaixando no bloco fazendo movimentos giratórios, de um modo que ela vá se encaixando também no pistão. Note que a camisa tem um pequenino chanfro de referência que deve ser encaixado num pequenino pino na parte superior do bloco.

Coloque a tampa do cárter. Não se esqueça que o rasgo existente nela deve ficar voltado para cima e, que o pistão deve estar todo para cima também! Ao apertar, coloque os parafusos por igual e vá encostando e apertando devagar e sempre em cruz. O aperto final não precisa ser com muita força. Ao perceber que a tampa encostou, basta nais um pequeno aperto em cada parafuso e pronto. A rosca desses parafusos é muito fina e pode espanar facilmente.

Coloque agora a espoleta, não esquecendo de colocar os calços de regulagem do Squish Gap e o anel vedador se o motor possuir! Ponha o dissipador e aperte-o também em cruz, por igual, e devagar.

Observe ainda a posição correta de instalação do dissipador. Em seu interior, existe um lado onde as "alhetas" possuem um chanfro quase vazado. Este chanfro deve ser montado de modo que o ar frontal do carro passe por ele. Se você montar errado, seu motor poderá sofrer aquecimento excessivo!

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Dsc03085ptb3

O motor está montado, coloque agora a vela, o anel de vedação do escape, monte a embreagem (e aproveite para checar suas folgas), o filtro de ar e pronto. Não esqueça também de limpar o filtro de ar!

Antes de funcionar, lembre-se que é bom afinar o motor novamente antes de "sentar o dedo".


Abss...







Fonte:http://www.aarcdoabc.com.br


Última edição por V.Seixas em 07/12/11, 02:48 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo
Master
Master
Eduardo


Mensagens : 1378
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 42

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty
MensagemAssunto: Re: MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)   MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty07/12/11, 01:33 pm

Excelente Viny!!!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.quintarc.com.br
Convidad
Convidado




MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty
MensagemAssunto: Re: MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)   MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty07/12/11, 02:13 pm

Perfeito!

Tenho um motor parado em casa que nem sei se funciona. Vou tentar reviver a criança. Vou me basear neste tópico. SHOW.

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
tebio
Master
Master
tebio


Mensagens : 932
Data de inscrição : 17/08/2011
Idade : 53
Localização : Rio de janeiro

MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty
MensagemAssunto: Re: MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)   MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty07/12/11, 02:16 pm

Este é o tipo de informação que realmente agrega ao forum.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty
MensagemAssunto: Re: MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)   MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty13/02/12, 03:23 pm

up!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty
MensagemAssunto: Re: MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)   MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
MANUTENÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CARBURAÇÃO DE MOTORES - NITROMETANO (GLOW)
» PIPA E COTOVELO - NITROMETANO (GLOW)
» AMACIAMENTO DO MOTOR - NITROMETANO (GLOW)
» ARMOTECEDORES E MOLAS - NITROMETANO (GLOW) E ELÉTRICOS
» Portas no motor glow?!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Auto - Oficina :: Motores-
Ir para: