| Manutenção de pneus e rodas | |
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Autor | Mensagem |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 12:00 pm | |
| No último domingo, dois fatos me chamaram atenção quanto a pneus e rodas: 1. O pneu da TMAXX do Bruno estava totalmente desbalanceado, sendo que ele já tinha consciencia disto e iria providenciar o balanceamento. Aproveitando o fato para alertar aos novatos a necessidade de manter o pneus balanceados para evitar o degaste irregular do pneu e de peças da suspensão e tambem para melhorar a dirigibilidade do carro. 2. Outro fato, foi no final que aquele buggy LOSI endiabrado do Bruno fez com que o pneu liberasse o insert (espuma interna). Sei que ambos os Brunos já sabem e conhecem sobre este assunto, mas para os novatos, fica a dica; - Os pneus devem estar muito bem colados e devem ser checados e colados em casa, com muitas horas de antecedencia, pois mesmos as colas CA de secagem rápida, precisam curar por horas/dias. - Evitem ao máximo de molhar o pneu, pois quando entra agua pelos furos da roda, forma-se uma massa com o pó que esta no insert e gera um desbalanceamento da roda e apodrecimento do INSERT e o mesmo arrebetam e perdem a função. - Outra dica, e' na fase de montagem da roda/pneu. Com o giro muito alto da roda, os pneus podem inchar muito. Sendo assim, pode-se pegar o pneu antes de montar, vira-lo do avesso e passar umas 3 ou 4 voltas de Silver tape, mas sem deformar o pneu e depois monte e cole como de praxe. Acho que é isto..... | |
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Pedro Master
Mensagens : 1122 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 59 Localização : RJ
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 12:23 pm | |
| - tebio escreveu:
- No último domingo, dois fatos me chamaram atenção quanto a pneus e rodas:
1. O pneu da TMAXX do Bruno estava totalmente desbalanceado, sendo que ele já tinha consciencia disto e iria providenciar o balanceamento. Aproveitando o fato para alertar aos novatos a necessidade de manter o pneus balanceados para evitar o degaste irregular do pneu e de peças da suspensão e tambem para melhorar a dirigibilidade do carro.
2. Outro fato, foi no final que aquele buggy LOSI endiabrado do Bruno fez com que o pneu liberasse o insert (espuma interna). Sei que ambos os Brunos já sabem e conhecem sobre este assunto, mas para os novatos, fica a dica;
- Os pneus devem estar muito bem colados e devem ser checados e colados em casa, com muitas horas de antecedencia, pois mesmos as colas CA de secagem rápida, precisam curar por horas/dias.
- Evitem ao máximo de molhar o pneu, pois quando entra agua pelos furos da roda, forma-se uma massa com o pó que esta no insert e gera um desbalanceamento da roda e apodrecimento do INSERT e o mesmo arrebetam e perdem a função.
- Outra dica, e' na fase de montagem da roda/pneu. Com o giro muito alto da roda, os pneus podem inchar muito. Sendo assim, pode-se pegar o pneu antes de montar, vira-lo do avesso e passar umas 3 ou 4 voltas de Silver tape, mas sem deformar o pneu e depois monte e cole como de praxe.
Acho que é isto.....
Excelentes dicas, Grande. | |
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Convidad Convidado
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 12:44 pm | |
| Show Tebio,
Tá aí uma coisa que ainda não fiz...o balanceamento.
Obrigado pelas dicas! |
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Bruno Caxias Master
Mensagens : 721 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 42 Localização : Duque de Caxias
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 03:43 pm | |
| A T-Maxx parecia que ia desmontar toda, de tão desbalanceada que estava!!! Estou tentando bolar uma maneira de balanceá-la, pois o balanceador do Robson só serve pra 17mm. Pra quebrar o galho eu vou fazer o balanceamento no local mesmo, vou soltar os semi-eixos, e ver se dá certo... | |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 03:56 pm | |
| Da'certo sim, pois fazia desta forma até ficar folgando no balanceador do Robson. Logico que nao eh tao preciso, mas já da uma equilibrada.
O que vc pretende usar de contra-peso ?
[]'s | |
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Bruno Caxias Master
Mensagens : 721 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 42 Localização : Duque de Caxias
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 04:32 pm | |
| Vou ver se massa de calafetar vai ser suficiente.
Alguma sugestão?! | |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 04:38 pm | |
| Então, utilizei uma massa do Robson, sendo que ela nunca seca totalmente, se apertar esta um pouco mole, mas tambem não sai.
Pensei naquela massa de fixação de vidros ou estas massinhas que as crianças brincam.....
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Bruno Caxias Master
Mensagens : 721 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 42 Localização : Duque de Caxias
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 04:47 pm | |
| As de vidro eu acho que não grudam legal, as massinhas de criança pode ser uma opção... Eu vou testar a massa de calafetar pois tenho um pouco aqui na empresa, acho que vai dar certo! | |
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Pedro Master
Mensagens : 1122 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 59 Localização : RJ
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 04:52 pm | |
| - OffRoad_Nitro escreveu:
- As de vidro eu acho que não grudam legal, as massinhas de criança pode ser uma opção...
Eu vou testar a massa de calafetar pois tenho um pouco aqui na empresa, acho que vai dar certo! A boa e velha durepox pode ser a solução...... rsrrrsr | |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 04:58 pm | |
| - Pedro escreveu:
- OffRoad_Nitro escreveu:
- As de vidro eu acho que não grudam legal, as massinhas de criança pode ser uma opção...
Eu vou testar a massa de calafetar pois tenho um pouco aqui na empresa, acho que vai dar certo! A boa e velha durepox pode ser a solução...... rsrrrsr
Mas depois, quando for necessario retirar, será que sai de boa ? | |
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Bruno Caxias Master
Mensagens : 721 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 42 Localização : Duque de Caxias
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 05:03 pm | |
| Não sei se durepoxi muda de peso depois que seca... | |
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Pedro Master
Mensagens : 1122 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 59 Localização : RJ
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 05:13 pm | |
| Sair eu acho que sai sim, desde que a superfície esteja lisa. Agora, a questão da mudança de peso é que não sei, vale o teste. A massa de calafetar, como não seca nunca, deve se "mexer" em alto giro.
Mas, vcs acham realmente que o balanceamento, num terreno tão acidentado como off road, tem tanta influência no desempenho ??? Em onroad é bem claro p mim, mas off road.....?
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 05:20 pm | |
| - Pedro escreveu:
- Sair eu acho que sai sim, desde que a superfície esteja lisa.
Agora, a questão da mudança de peso é que não sei, vale o teste. A massa de calafetar, como não seca nunca, deve se "mexer" em alto giro.
Mas, vcs acham realmente que o balanceamento, num terreno tão acidentado como off road, tem tanta influência no desempenho ??? Em onroad é bem claro p mim, mas off road.....?
Nao mexe de posição pois o giro da roda em função do força centrifuga vai fazer a massa ficar no local. Quanto diferença, faz sim. Tanto na estabilidade quando no consumo de pneus. Antes de fazer balanceamento, notei que os pneus desgastavam de forma irregular e depois que comecei a balancear, o problema acabou. []'s | |
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Pedro Master
Mensagens : 1122 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 59 Localização : RJ
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 05:21 pm | |
| - tebio escreveu:
- Pedro escreveu:
- Sair eu acho que sai sim, desde que a superfície esteja lisa.
Agora, a questão da mudança de peso é que não sei, vale o teste. A massa de calafetar, como não seca nunca, deve se "mexer" em alto giro.
Mas, vcs acham realmente que o balanceamento, num terreno tão acidentado como off road, tem tanta influência no desempenho ??? Em onroad é bem claro p mim, mas off road.....?
Nao mexe de posição pois o giro da roda em função do força centrifuga vai fazer a massa ficar no local.
Quanto diferença, faz sim. Tanto na estabilidade quando no consumo de pneus. Antes de fazer balanceamento, notei que os pneus desgastavam de forma irregular e depois que comecei a balancear, o problema acabou.
[]'s De posição eu sei que ela não sai, mas digo que internamente ela deve se mexer, como a água de uma piscina. É peso móvel. | |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 05:41 pm | |
| Mas nada que afete o balanceamento. Na realidade, nao precisa ser muito preciso, mas apenas equilibrar o conjunto...... Já reparou que quando acelera o carro na mão uma roda o outra vibra muito..... o lance é diminuir a vibracao ao maximo, mas nao necessariamente zerar...
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Bruno Caxias Master
Mensagens : 721 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 42 Localização : Duque de Caxias
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 18/01/12, 05:43 pm | |
| - Pedro escreveu:
- Mas, vcs acham realmente que o balanceamento, num terreno tão acidentado como off road, tem tanta influência no desempenho ???
Em onroad é bem claro p mim, mas off road.....?
É que vc não viu a T-Maxx, pulava igual cabrito!!! hehhehehe | |
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Bruno Caxias Master
Mensagens : 721 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 42 Localização : Duque de Caxias
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 20/01/12, 12:11 pm | |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas 20/01/12, 02:28 pm | |
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| Assunto: Re: Manutenção de pneus e rodas | |
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