Em relação ao número de portas,vamos lá!!
motores com 3 portas tendem a ter mais torque em baixos regimes (motores mais "torcudos") e consomem menos; melhores pra pistas curtas ou com muito "miolo"; tendem a ser mais baratos por serem de fabricação mais fácil.
- motores com 5 portas comportam-se melhor num regime mediano de rotações; bons em pistas médias; normalmente mais caros que os de 3 portas.
- motores com 7 (ou até 9) portas são os motores que normalmente giram muito ("berram" mais no final das retas), mas com menos torque e geralmente consomem mais, apesar da distribuição de combustível ser mais eficiente na câmara de combustão com mais portas. Funcionam melhor em pistas com retas longas e poucos saltos; normalmente são mais caros por envolver muita usinagem.
Mas como toda regra tem exceção, basta lembrar que um motor de 3 portas pode ser muito bom em alta e econômico (caso do OS .21 V-Spec) e um motor de 7 portas poder ser super econômico e com bom torque em baixa (Novarossi Toro Nero).
O Toro Nero é um exemplo onde o número de portas é algo absolutamente relativo. Se você contar o número de portas são na verdade 14 (sim, CATORZE) buracos...
O que se pode dizer é que um motor de 3 portas bem construído e bem desenhado certamente poderá superar um de 5 portas meio vagabundo, então nem sempre mais é melhor.
Abraço!