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| | Conversão para elétrico - Idéia geral | |
| | Autor | Mensagem |
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tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Conversão para elétrico - Idéia geral 06/12/11, 08:06 pm | |
| Galera,
O objetivo deste tópico e falar um pouco sobre conversão, uma vez que várias pessoas do grupo tem me perguntado e questionado sobre o eletrificados.
Basicamente é necessário para isto:
- Combo Motor/ESC - Pinhão - Montante do motor. - Suporte para a bateria (pode ser feita com velcro) - HW (conectores p/ bateria e motor/esc, termo retratil etc) - Baterias - Carregador
Obviamente, muitas perguntas surgem:
Qual combo devo utilizar ? tamanho do pinhão ? tipo de bateria, etc..... então vamos por partes.
Última edição por Tebio em 06/12/11, 11:41 pm, editado 2 vez(es) | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 06/12/11, 08:19 pm | |
| Tubo termo retrátil também é muito bem vindo!!! Deixa um trabalho muito mais limpo!!! Abss. |
| | | tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Motores e ESC 06/12/11, 08:28 pm | |
| Quanto a motor e ESC, obviamente vai depender da escala do carro que vc quer eletrificar. Atualmente existem opçoes mais caras como Mamba, Tekin, etc. Ou os chineses que vem melhorando muito e estão com uma ótima relação CustoXBeneficio. Por exemplos. 1) Kit Mamba Monter 1/8 com motor 2200Kv => 330,00 dolares http://www.amainhobbies.com/product_info.php/cPath/1_221_1355/products_id/32919/n/Castle-Creations-Mamba-Monster-1-8th-Scale-Brushless-Car-Package-2200kV2) Kit Turnigy Trackstar 1/8 com motor 2560Kv => 128 dolares http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/__14635__Turnigy_TrackStar_150A_1_8th_Scale_Brushless_Car_ESC_.htmlhttp://www.hobbyking.com/hobbycity/store/__364__59__Brushless_Motors-Car_Motors.htmlhttp://www.hobbyking.com/hobbycity/store/__14631__Turnigy_Track_Star_ESC_Programing_Card.htmlSendo assim, a diferença é muito grande, acho que vale a pena considerar este COMBO. Por um outro lado, embora o ESC aguente 6S, o uso com um motor de 2560Kv não vai ser apropriado, pois o giro vai chegar perto dos 60.000 RPMs o que vai ocasionar problemas prematuros. 6S = 22.2V 22.2 * 2560KV => 56832 RPM Isto é muito para um motor desta qualidade. Então para quem esta pensando em conversão de 1/8 e deseja rodar com 6S é melhor tentar pegar um motor com no máximo 2200KV ou entao ir com este recomendado acima e utilizar no máximo 5S. Sinceramente, é mais que o suficiente em termos de RPM e o ESC vai trabalhar com mais folga. Obviamente é importante respeitar os limites da relação e não exagerar no tamanho do pinhão. Para se ter uma idéia, no meu Inferno VE rodo no maximo com 4S e já dou aquele couro nos Nitros, já no Vorza, na Quinta é impossivel utilizar 6S, é incontrolavel. A proposito, Luis vc esta rodando com quantos "S"? Até a próxima.... []'s | |
| | | Bruno Master
Mensagens : 1271 Data de inscrição : 18/08/2011 Idade : 35 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 06/12/11, 09:40 pm | |
| Grande mestre dos eletricos!! Deve estar cansado de responder a tantos pedidos de conversao, ja... Kkk Eu fui um dos que ja perguntei, e com esse guia aqui vai ficar muito mais facil!
Obrigado pela ajuda!! | |
| | | luisodonto Master
Mensagens : 159 Data de inscrição : 20/08/2011 Idade : 50 Localização : Méier
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 06/12/11, 09:44 pm | |
| só tenho 6 baterias. Eu começo com 2S, 25C (uma bateria que era do DBX-VE). Depois queimo a de 3S, 25C. Aí já me ambientei com as condições da pista e passo pra 3S, 40C. São duas. No final eu monto uma 4S, 40C. Mas isso era com o motor 2650. Como agora estou com o 2200 que era do GTP, acho que 2S não vai rolar mais... | |
| | | luisodonto Master
Mensagens : 159 Data de inscrição : 20/08/2011 Idade : 50 Localização : Méier
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 06/12/11, 09:46 pm | |
| e rodo com o pinhão de 17 e coroa de 51. O pinhão de 20 forçava muito a relação. O carro voava, tinha que aumentar o Toe-in pra poder controlar... | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 06/12/11, 09:59 pm | |
| aula by professor tebio... adorei !! |
| | | tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Baterias 07/12/11, 12:03 am | |
| Acredito que nós que gostamos deste hobby, em algum momento nos preocupamos com os custos. Sendo assim, procuro fazer um simples comparativo para ajudar no entendimento: Baterias Lipo são em células, denominadas como "S". Então uma bateria 2S tem duas celulas, 3S tres celulas e assim por diante. Outra fator importante é quantos "C". Uma bateria 3S 40C; este valor "C" mensura a capadidade de descarga da bateria. E finalmente a capacidade da bateria 5000MAh, entao: ex.: 3S 40C 5000MAh Outra coisa é o tipo de ligação da bateria, ou seja, serie ou paralelo. Veja: ===> Ligação em serie: 2S 4000 25C 7.4v 2S 4000 25C 7.4v --------------- 4S 4000 25C 14.8v ===> Ligação em paralelo: 4S 4000 25C 14.8v 4S 4000 25C 14.8v ----------------- 4S 8000 50C 14.8v Outra coisa importante, o tipo de conector que vai utilizar. Os mais comuns são os deans, em alguns países chamado de T: http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/__11961__Nylon_T_Connectors_10_Pairs_20pc_.htmlHá quem não goste, nao é mesmo Pedro ? rssssrs Vamos aos custos de uma linha A e B: Hard Case LiPo 5450 2-cell 7.4v Battery Pack da Maxamps 120 doletas. http://www.maxamps.com/products.php?cat=59Já uma bateria TOP na China, comparado com a primeira opção e' uma categoria B: Turnigy nano-tech 5600mah 2S2P 50~100C Hardcase Lipo Pack 35 doletas http://www.hobbyking.com/hobbycity/store/__17268__Turnigy_nano_tech_5600mah_2S2P_50_100C_Hardcase_Lipo_Pack.htmlRealmente as baterias Maxamps são ótimas, mas a relação custo X Benficio das Turngy, Zippy e afins é imbativel. Apenas para encerrar, as dimensões da bateria são importantes, pois pode faltar espaço no chassis. Bem, por hoje é isto. Amplexo. | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 10:33 am | |
| to aprendendo... agora, nao me lembro mais de todas as formulas que aprendi sobre isso...
Como defino qual bateria vou usar para qual motor? |
| | | tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 10:56 am | |
| Vai depender do consumo do motor, veja um exemplo:
Lipo 5000mah 20C – 5x20C = 100A, esta bateria fornece 100A contínuos Lipo 1000mah 30C – 1x30 = 30A, esta bateria fornece 30A contínuos
Como pode ver acima uma bateria com mais C nem sempre significa mais potência de descarga, depende do fator amperagem de armazenamento.
Vc esta interessado no motor 9T, por exemplo. Este motor teoricamente consome em torno de 280W, isso daria:
280(watts) / 7,4(voltagem) = 37,83A que será exigido da bateria e o ESC tem que suportar.
Ai esta a explicação do combo EZRun 9T + ESC 35A queimar tanto, por isso que eu recomendo no mínimo ESC 45A.
Já o motor que eu indiquei 13T gera em torno de 180W:
180(watts) / 7,4(voltagem) = 24,32A que será exigido da bateria e o ESC tem que suportar.
Outro fator importante é que praticamente todos os fabricantes de baterias mentem, a bateria consegue aquele armazenamento informado, mas a descarga é sempre bem menor, então é sempre bom super-dimensionar a bateria.
Alem disto a relação cora/pinhão tambem vai influenciar. mas basicamente é isto.
[]'s | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 11:18 am | |
| estamos brincando de colegio... entao o aluno vai perguntar mais...
e o que significa motor 9T? como se sabe quantos watts ele esta gerando? |
| | | tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 11:29 am | |
| Isto é um herança dos mostores Brushed, onde a potencia é determinada em "T", que advem do ingles TURN (voltas) e isto esta realcionado com o numero de voltas do fio interno do motor.
Um motor com menos T é mais forte do que um com mais T. Por exemplo:
9T é mais forte que um 12T.
Nos Brushless, geralmente em motores para on-road, os fabricantes dão esta equivalencia para facilitar, pois em brushless a medida é em KVs
Ajudou ? | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 11:34 am | |
| com certeza... na verdade, eu ja li sobre isso, mas achei que faltava para ser mais completo Agora, sabemos das baterias, sabemos (um pouco) sobre motor, sabemos a dimensao que o ESC precisa, e acho que falta e a relaçao do pinhao... Que parametros eu uso para definir o tamanho do pinhao? Tamanho da coroa? Giro do Motor? Tamanha das rodas? Velocidade final que quero atingir? |
| | | tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 11:47 am | |
| - thommi escreveu:
- com certeza... na verdade, eu ja li sobre isso, mas achei que faltava para ser mais completo
Agora, sabemos das baterias, sabemos (um pouco) sobre motor, sabemos a dimensao que o ESC precisa, e acho que falta e a relaçao do pinhao...
Que parametros eu uso para definir o tamanho do pinhao? Tamanho da coroa? Giro do Motor? Tamanha das rodas? Velocidade final que quero atingir? Bem, quanto ao motor, precisa saber da especificação do fabricante para verificar qual o giro maximo suportado e entao fazer aquele conta que passei lá em cima no inicio do topico, obviamente considerando o ESC que esta utilizando. Quanto ao pinhão, se não tiver nenhum referencia, comece com o menor possivel e vai mensurando a tempertura. Embora alguns motores suporte um pouco mais mais de 80C (Graus) é bom não ultrapassar esta temperatura, pois corre-se o risco dos imãs internos perder as caracterisitics e estrgar o motor. Quanto a formula da velocidade, considerando os pneus, relacao coroa/pinha e ratio interno, existem formulas para isto. Uma boa ferramenta ajuda bastante, acesse: http://scriptasylum.com/rc_speed/top_speed.html[]'s | |
| | | robsonci Admin
Mensagens : 2168 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 57 Localização : Rio de Janeiro
| Assunto: falha 07/12/11, 11:58 am | |
| o ultimo falhou manda de novo. | |
| | | tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 02:17 pm | |
| Falhou ? só se for a combustão......... hehehe | |
| | | Pedro Master
Mensagens : 1122 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 59 Localização : RJ
| Assunto: Conectores Deans 07/12/11, 04:57 pm | |
| Grande Tébio, Com relação aos conectores Deans, realmente, cara, eu tive muita dificuldade em usar. Não sei se os que comprei não eram originais, apesar de terem sido comprados na HK. Eu tive muito problema de mau contato com os conectores Deans. Eu acho até que isso foi a causa da queima do meu primeiro ESC. Ruídos em alimentação de aparelhos eletrônicos são perigosos demais. São os chamados TRANSIENTES. Achei os XT60 muito melhores, e fica aqui a minha sugestão para a galera que quer eletrificar. Segue uma foto comparativa da própria HK. [img] [/img] Abrçs | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 04:59 pm | |
| Nunca tive problemas com conectores deans... |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 05:00 pm | |
| Os deans são meios chatos para soldar... Mas depois que pega a manha é mole!!! |
| | | Pedro Master
Mensagens : 1122 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 59 Localização : RJ
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 05:08 pm | |
| - V.Seixas escreveu:
- Os deans são meios chatos para soldar... Mas depois que pega a manha é mole!!!
Meio chatos?????? Po, cara, para equipamentos sensíveis (como os ESC me pareceram) acho temeroso usar esse conector deans. Eu tenho alguma experiência com eletrônica e gostei muito mais dos XT-60. São mais seguros e quase não produzem ruídos. Mas, não tô aqui p polemizar não, só estou relatando a minha impressão. O Tébio, por exemplo, tem muito mais experiência que eu qto a elétricos e usa numa boa. Com certeza ele não usaria se não fosse bom. | |
| | | tebio Master
Mensagens : 932 Data de inscrição : 17/08/2011 Idade : 53 Localização : Rio de janeiro
| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral 07/12/11, 05:19 pm | |
| Pedro, eu nunca tive problemas com os conectores deans e já os uso desde a época do aero. Sem sombra de dúvidas, são os mais utilizados e viraram padrão para a maiorias dos carros eletricos que vem RTR, por exemplo os da Kyosho, HPI, entre outros.
Acho que é mais questão de costume, depois que se pega a manha de solda-los, tudo fica bem e pode ter certeza que são extremamente seguros.
[]'s | |
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| Assunto: Re: Conversão para elétrico - Idéia geral | |
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| | | | Conversão para elétrico - Idéia geral | |
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